Alto Falante

 

Devido a diversidade de opções que temos hoje no mercado, torna-se difícil escolher um alto falante que atenda as nossas expectativas. Muitos parâmetros devem ser levados em conta, como potência, faixa de frequência, SPL...

A potência do alto falante é a potência que ele suporta sem danos, ou seja, um alto falante de 50 watts pode receber até 50 watts sem queimar. Muitos acham que quanto maior a potência mais alto ele toca, mas na verdade o que vai determinar a intensidade do som é o SPL que é o número de decibéis que um alto falante consegue produzir com 1 watt a 1 metro de distância. Isso quer dizer que um alto falante de 100 watts quando alimentado por um amplificador de 50 watts, fornecerá a mesma intensidade de som que outro de 200 watts (se tiverem o mesmo SPL). A potência é medida em watts RMS, maneira correta e científica normalizada pela ABNT.
Quem gera e fornece a potência é o CD/DVD player ou o amplificador, sendo assim um amplificador de 100 watts RMS fornecerá 100 watts RMS tanto a um alto falante de 100 watts como a um de 1000 watts. Por isso usar um alto falante com a potência muito maior que a potência do amplificador não é vantajoso. 

 

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão