CAIXAS PARA SOM

CAIXAS

Caixas acústicas

 

Woofers e Subwoofers requerem para seu correto funcionamento, instalação dentro de caixas acústicas adequadas às suas características eletro-mecânicas. A caixa acústica permite ao alto-falante trabalhar em condições ideais, reproduzindo sons com eficiência e qualidade, sem riscos de danos por excesso de excursão.

Uma caixa acústica corretamente calculada e construída, realça a performance do woofer/subwoofer, aumentando a intensidade do som, a potência aplicável e a resposta de transientes.

A Caixa acústica isola a parte dianteira da parte traseira de um alto-falante. Toda fonte de áudio emite radiação sonora para frente e para trás, simultaneamente, mas com polaridades diferentes, isto é, a onde que sai por trás do falante é inversa à onda que sai da frente do falante ou simplificando, defasagem de 180 graus. Portanto como as polaridades das propagações são opostas, fica impossível, sem a caixa, evitar o cancelamento de ondas.

Nas baixas frequências, o cancelamento de ondas é ainda mais prejudicial à qualidade final do áudio porque a propagação das ondas é extremamente difusa, superior a 180 graus. Portanto é o volume da caixa que determina a frequência de sintonia do sistema "caixa-falante". Uma caixa acústica pequena demais joga a frequência de sintonia para cima, deformando a resposta fazendo o sistema gerar distorções e aumentando o risco de o falante queimar. O cálculo da caixa acústica deve levar em conta os parâmetros Thiele Small do alto-falante, bem como o resultado final que se deseja. Se você está procurando graves bem pronunciados e até um pouco retumbantes, o tipo e o tamanho da caixa acústica e sua sintonia são diferentes do que os adequados a uma resposta de graves potente porém, mais bem definida.Além disso, a performance de uma caixa acústica instalada dentro de um veículo, difere substancialmente de seu comportamento em uma sala residencial. Por este motivo, caixas acústicas calculadas utilizando softwares convencionais, apresentam resultados bastante diferentes dos esperados, quando instaladas dentro de um veículo. O interior de um automóvel pode ser considerado como um campo de pressão, cuja tendência é de reforçar os sons graves, sendo este reforço tanto maior, quanto menores forem o    volume interno do veículo e a frequência reproduzida.

 

CAIXA SELADA

 

 

As caixas seladas trabalham com a freqüência plana, gera baixa distorção é bom utilizar falantes de alta excursão como o volume é fixo evita excursões exageradas com isso é possível aplicar uma potência maior no falante, a caixa selada é ideal para quem quer um grave puro e profundo, é bom para quem gosta de músicas Dance, Pop, Heavy metal e rock que são músicas com batidas de impacto.

 

Caracteristicas :

 

 

 

 

Volume baixo: a freqüência sobe, a resposta de grave é menos estendida, tem graves mais acentuados e o som é mais duro. 

 

 -Frequência de sintonia sobe; 
 -Resposta de graves menos estendida, menos plana;
 
 -Graves mais acentuados;
 
 -Potência aplicável maior;
 
 -Som mais "duro", grave de ataque.

 

Volume alto: trabalha uma freqüência mais baixa, graves mais estendidos e o som é mais profundo e natural.

-Frequência de sintonia desce; 
-Resposta de graves mais estendida (baixas frequências);
 
-Resposta mais plana;
 
-Potência aplicável menor;
 
-Graves mais profundos e mais naturais.

 

 

caixa dutada

 

A caixa dutada tem grave mais estendido, responde bem o SPL, baixa distorção e possui graves reforçados, o duto é flexível e com isso você pode ganhar até 3db a mais no som. Bom para quem gosta de músicas tipo Jazz, MPB, Clássico, Pop, Axé e Pagode são músicas com grave mais estendido. O duto também funciona como um emissor sonoro ajudando de forma significativa nas respostas de baixas freqüências. 

 

Caracteristicas:

 

 

caixa trio

 

Para ter um som de trio de qualidade é indispensável o uso de woofers ou subwoofers que preencham a freqüência entre um sub grave e as cornetas, e para conseguirmos atingir essa freqüência temos que montar a caixa de acordo como o falante vai ser usado, esses tipos de som geralmente tem graves secos e agressivos.

É importante saber que ao usar o som numa área livre a excursão do falante aumenta dependendo da caixa que é utilizada, para isso não acontecer tem que ser utilizados falantes com pouca excursão e as caixas tem que ter a litragem correta, para não causar danos para o falante e prejudicar a qualidade do som.

 

O que mais preciso??

Depois de você entender um pouco como funciona e quais os tipos de caixas, temos que lembra lo que a caixas, independente de qual você escolha, não funcionará sozinha. É necessário de um AMPLIFICADOR para aumentar a intensidade do som sem alterar a forma original da onda sonora, ou seja, ele amplifica o sinal de áudio do seu som sem distorções. Para aumentar ainda mais a qualidade do som de seu veículo recomenda se colocar um bom kit duas vias ou alto falantes adquados.

 

Como calcular a litragem de caixas de som?

Simples. Muita gente acha que som automotivo é uma ciência fora do comum, e não é verdade. O modo mais simples e menos complexo de medir a litragem das caixas quadradas,é realizando as medições das dimensões, como por exemplo largura, altura e comprimento.

Por exemplo altura 59 cm, largura 35 cm e 64 cm de comprimento, assim multiplicando 5.9x3.5x6.4 = 132 litros.

No caso de caixas que possui uma inclinação para o encosto do banco, você soma a parte superior com a inferior e divide por 2, que seria a média da largura. Exemplo: 20 cm + 30 cm =50 cm , 50 cm dividido por 2 = 25 cm, e aplica a multiplicação já mostrada.

Pronto você ja tem o valor para o calculo de sua caixa.

 QUADRADO

VOCABULÁRIO :

Qtc =Eficiência de um sistema de caixa selada, na freqüência de ressonância. 0,71 é o valor que proporciona a resposta mais plana, porém, e mais comum é usar valores entre 0,9 e 1 devido ao reforço nos graves obtido.

Fb = Freqüência de ressonância do sistema caixa+duto. Também conhecida como freqüência de sintonia do duto.

Thiele Small = Parâmetros de alto falantes e caixas acústicas.

SPL = SOUND PRESSURE LEVEL, nível de pressão ou intensidade sonora.

 

Agora é só escolher a caixa mais apropriada para você e seu carro.

Qualquer duvida entre em contato conosco.

email : info@takamineacessorios.com.br

tel : (11) 2015-8486

 

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão