Caixas para Som - caixas seladas, caixas dutadas, caixas para trio elétrico, corneteiras

Caixas acústicas

Antes de entrar no assunto das caixas, é válido entendermos o que são sons graves, médios e agudos. Graves são os sons que reproduzem frequências baixas, ou seja, as "batidas", que é o nosso principal assunto. Médios são sons que escutamos a voz dos cantores(as). O som agudo representa aquele som mais fino, mais estridente, que são reproduzidos pelos tweeters. Essa foi uma explicação bem simples e resumida para que possam ter uma idéia do que estamos falando, mas é um assunto bem vasto e detalhado.

Os falantes de 10", 12", 15" e 18", também conhecidos como Subwoofers ou Woofers, tem a função de reproduzir os graves e médio-graves no sistema de som. Portanto, para se ter um som "completo" o ideal é montar todos os falantes de porta dianteira e traseira, ou tampão e complementar com uma caixa com um Subwoofer, por exemplo.

E é exatamente neste ponto que entram as Caixas Acústicas, que são responsáveis por fazer com que o Subwoofer (ou Woofer) desloque a maior quantidade de ar possível e sejam capazes de reproduzir sons na frequência para que foram projetados. Aquele "booom" que escutamos em qualquer estilo de música, são reproduzidos pelo conjunto caixa + falante.

 Uma caixa de som é medida através do volume, e a unidade de medida é o litro (L), a mesma unidade adotada pelas montadoras para medir os porta-malas dos automóveis.  O cálculo do volume da caixa é importantíssimo no desempenho do Subwoofer, pois uma caixa que não atenda ao volume definido pelo fabricante não reproduzirá fielmente o som grave. Para um perfeito funcionamento dos subwoofers, a instalação em caixas acústicas deve ser adequada às suas características.

Os tipos mais comuns de caixas de som aplicadas em carros são as caixas dutadas e as caixas seladas. Vamos entender um pouco melhor estes tipos de caixas.

 

Caixa Dutada:

Hoje em dia a caixa dutada é a mais utilizada, não que seja melhor que a caixa selada, a escolha da caixa vai muito mais de gosto musical do que o seu resultado final. Uma forma mais simples de explicar o desempenho em relação ao som é que a caixa dutada bem ajustada irá proporcionar um grave mais longo, aquela "booooom" se torna mais longo. Outro ponto que vale ressaltar é que caixas dutadas vão tomar um pouco mais de espaço no porta malas do seu carro.  Resumindo é a caixa ideal para quem não abre mão de ouvir graves fortes prolongados.  

O nome dutada é aplicado devido à caixa possuir um duto, cuja função é ajustar a sintonia da caixa. O duto funciona como uma espécie de emissor sonoro, contribuindo de forma significativa nas respostas de baixas frequências.  

* Bom para Jazz, MPB, Clásico, Pop, Axé, Pagode (músicas com graves estendidos).

Banner cxs dutadas

 

 

Caixa Selada:

A caixa selada irá proporcionar graves mais rápidos, menos estendido e mais planos.

O nome selada é adotado devido à caixa ser completamente fechada, bloqueando a entrada ou saída de ar em seu interior. Uma caixa selada deve ser completamente isolada, ou seja, não é possível existir qualquer passagem de ar entre as áreas interna e externa da caixa. Ideal par quem deseja um grave puro e profundo.

Bom para Pop, Dance, Heavy Metal e Rock. (músicas com batidas de impacto).

Banner Cxs Seladas Pag conteudo

 

 

Caixa Trio Elétrico e Corneteira:

Gosta de ir para o Sítio ou para a Praia, abrir a tampa do porta malas e "jogar o som para fora"? As caixas trio elétrico e corneteiras são ideais para esta finalidade. Com a utilização de cornetas e super tweeters  você conseguirá um excelente resultado , mesmo se afastando um pouco do carro conseguirá escutar a música. Os falantes ideais para se utilizar nestes sistemas se som são Woofers (cone seco), pois respondem melhor com o porta malas aberto.

Hoje em dia muitas pessoas estão utilizando subwoofers em caixas trio, para ter a pressão sonora enquanto está dentro do carro e poder escutar a música em um volume alto com a tampa do porta malas aberta. Não é o ideal, mas basta regular o som e saber onde é o limite do seu equipamento para não ter problemas.

Outro ponto que vale frisar é que não terá a mesma pressão sonora que tem com o porta malas fechado, e quando parar o carro e abrir a tampa do porta malas.

 

Banner Cxs Trio pag conteudo

 

 

As caixas que trabalhamos são caixas universais que se ajustam com a maioria dos falantes que trabalhamos, estando dentro de uma margem que seja aceitável de acordo com o manual dos fabricantes e proporcione um bom rendimento .

Caso queira caixas específicas também trabalhamos, basta entrar em contato conosco que fazemos orçamentos sem compromisso.

Agora que já tem uma ideia de como trabalham as caixas, escolha a caixa ideal de acordo com o seu gosto.

Se ainda sim ficar na dúvida, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em te ajudar a montar o seu Projeto de Som.

 

Att.

Equipe Takamine Acessórios

F: (11)2015-8486

info@takamineacessorios.com.br